quinta-feira, 24 de setembro de 2015

FRATURAS CONTINENTAIS TRANSFORMAM A TERRA

O planeta Terra ao contrário do que pode parecer, continua sofrendo alterações na sua litosfera, numa movimentação que deve permanecer indefinidamente. Por esse processo há mais de 180 milhões de anos houve a separação da América do Sul e África que faziam parte de um mesmo continente mas as mudanças, ou separações da terras, continuaram a ocorrer, não na mesma proporção, e muitas outras alterações geológicas estão previstas. O estudioso no assunto, Arlindo Fadigas admite que as alterações climáticas que estão ocorrendo e a cada dia são mais notadas, de algum modo podem contribuir para a aceleração do processo. A elevação da temperatura, as explosões solares que provocam ondas de choque e interferem nas transmissões via satélite, o degelo nos pólos, as vibrações imperceptíveis da crosta terrestre, o La Nina e o El Nino, são alguns dos fatores que estão atrelados a essas manifestações e irão concorrer para novas rupturas ou fraturas continentais, ressalta.
            Lembra Fadigas que os diversos estreitos existentes no planeta, que resultado de fenômenos geológicos, provocados por grandes terremotos que superam os 10 graus na Escala Richter e causam a ruptura do crosta chegando a separar partes de terras de um continente, formando ilhas já que a água do mar penetra na faixa da fratura continental. Cita Fadigas como resultado de fraturas continentais os estreitos de Bering, entre a Rússia Siberiana (parte asiática) e o Alasca (na América); Gibraltar (entre a Espanha e o Marrocos), Bósforo (Turquia); Tasmânia (separando a Tasmânia da Austrália) e três complexos de estreitos na Indonésia, Filipinas, Japão e todo o sul do Chile. Todavia há outros estreitos de menor relevância.
            Essas mudanças, no entanto, devem continuar conforme cientistas que prevêem ainda para dentro de algumas décadas várias fraturas continentais dentre elas a ruptura na depressão do Rio Jordão – onde fica o Mar Morto (a maior depressão do planeta com mais de 5 km de largura e 400 metros de profundidade). Nesse caso as águas do Mar Vermelho irão se unir a leste e oeste com as águas do Mar Mediterrâneo, transformando a região em uma ilha onde ficarão a Península do Sinai, onde está o monte do mesmo nome, Israel, Cisjordânia, Palestina, Líbano e a Faixa de Gaza.
            Outra fratura continental evidente deve ocorrer no sul da Tailândia e a terceira mais evidente na Califórnia, estado norte americano, onde fica a cidade e a Bahia de San Francisco. Isso ocorrendo, as águas da Bahia de San Francisco irão se unir as águas do Golfo da Califórnia, no México. Desse modo a Península da Califórnia será transformada na grande ilha peninsular da Califórnia. Arlindo Fadigas, explica que a camada da terra denominada Litosfera é constituída de placas litosféricas ou tectônicas que estão em movimento contínuo o que provoca o surgimento de montanhas e vulcões, gerando erupções, terremotos e tsunamis, que alteram significativamente a paisagem da Terra.
            Ressalta que o geólogo Alfred Wegner, foi o pioneiro na teoria da movimentação das placas tectônicas, ou deriva continental cujo maior exemplo cita, “é a separação da América do Sul da África”. Uma prova que não deixa dúvida, ressalta ocorre na região do Grande Vale de Rift, no Quênia, continente africano onde duas placas tectônicas estão se afastando. Fadigas observa que por conta da deriva continental, em outras palavras, a separação de terras ou continentes, mediante a teoria de Wegner, o planeta surgiu com um único bloco de terra, continente único, ou Pangea a partir do Cretáceo, que teria ocorrido a cerca de 136 milhões de anos, esse imenso bloco foi se separando e as partes viajando de maneira aleatória formando os atuais continentes.
            Outros exemplos, também de grandes fraturas de grande relevância são as da Nova Zelândia; das Malvinas; da Terra do Fogo (no estreito de Magalhães) sul do Chile; Madagascar na África (separando a Ilha de Madagascar do restante da África, dentre outras.

            Já algumas que irão ocorrer estão as da: Ilha do Haiti, e parte da República Dominicana, na parte sul dos dois países, que estão na mesma ilha, sendo que uma parte irá para o sul e a outra parte para o norte surgindo entre elas um estreito que irá surgir devido a água do mar do Caribe que irá ocupar esse espaço por causa dessa fratura bem lentamente ou até mesmo milhares de anos, também na Guatemala, na Nicarágua, Costa Rica, Panamá nas proximidades do Canal do Panamá, que irá ligar toas essas grandes fraturas do mar do Caribe com o Oceano Pacífico e na América do Sul; irão ocorrer várias e grandes fraturas no sul do Chile com a Argentina, na região da Patagônia Chilena e Argentina sendo que algumas dessas chegarão até mesmo a ligar o Oceano Pacífico ao Oceano Atlântico, como o que aconteceu com a fratura do Estreito de Magalhães no sul do Chile, que separou a Terra do Fogo do resto do continente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário