quinta-feira, 24 de setembro de 2015

EXEMPLOS DE ALGUMAS FRATURAS CONTINENTAIS DA CROSTA TERRESTE (LITOSFERA TERRESTRE)

NAS AMÉRICAS:
            1- América do Norte (no caso o Canadá): toda a Costa Oeste e no Norte e Nordeste deste país há um verdadeiro complexo de fraturas continentais formando várias ilhas e arquipélagos que também sofreram várias outras fraturas. Tudo isso, durante o processo de separação dos continentes. Neste caso, o continente americano com a Europa e a África. Isto já vem ocorrendo há milênios. Processo este que continua até os dias de hoje.
            Também no Canadá existe, ainda na região Norte, três grandes fraturas; duas das quais ligam o Oceano Atlântico ao Oceano Glacial Ártico, a oeste, e uma grande que liga o Oceano Atlântico ao Oceano Glacial Ártico ao norte, separando a Groelândia do Canadá pelo Estreito de Bafim e a Ilha do mesmo nome.
            Na região Noroeste e Leste do Canadá,  no Estreito da Terra de Bafim e a Leste pela Terra Nova há um verdadeiro complexo de fraturas ou estreito em todo Oeste, Norte, Nordeste e Leste do Canadá. O processo de separação continental durante o período de que era chamada de Gondwana quando os continentes ainda eram formados em um único bloco. Os motivos que causaram todos esses complexos de separações continentais que ainda estão ocorrendo e onde está ocorrendo e vai ocorrer, eu sei: tudo isso através de anos de pesquisa e vários estudos, documentários sobre o assunto através das minhas próprias conclusões sobre eles.
            Ainda na América do Norte, mais precisamente nos Estados Unidos da América, há uma particularidade: toda a costa Oeste deste país está sofrendo um processo ainda em andamento de várias fraturas continentais ou estreitos, formando ilhas que estão se separando do continente, causados na litosfera pelo processo de separação continental, mas principalmente por causa de um evento catastrófico de proporções inimagináveis e colossal como reflexo em todo o Globo Terrestre.
            A milhões de anos atrás, um meteoro de proporções gigantescas chocou-se com a Terra mas precisamente na região Centro Oeste da costa Oeste dos Estados Unidos provocando o surgimento de uma cratera de proporções colossais e que toma um raio de circunferência que pega grande parte de toda a costa Oeste Central deste país. Além disso, provocou também, a elevação de toda a litosfera da costa Oeste deste país onde se vê hoje as chamadas montanhas rochosa se que pega parte do Canadá e do México, além do próprio país americano. Evento este, dentre vários outros de iguais ou quase iguais proporções.
            Aliás, essa deve ser uma das causas mais plausíveis que foi um dos motivos do início da extinção dos dinossauros e de vários outros seres vivos que habitavam o planeta naquela época.
            Tanto a Flora, a Fauna e a Vida Microscópica estiveram a beira da mais completa e total extinção do globo terrestre. Inclusive os nossos ancestrais, onde se não houvesse pouquíssimos sobreviventes, a vida na Terra não seria como nós vemos hoje. Isso graças a Deus (em primeiro lugar) e ao instinto e sobrevivência dos seres daquela época e até mesmo os de tamanhos microscópicos que reagem diante das adversidades e se multiplicam. É o efeito da Ação e Reação. Um verdadeiro instinto de perpetuação de todos os seres vivos que reagem em alguns e se transformam. Este é o Verdadeiro Sentido da Vida que é Viver e Crescer nessa e na outra Vida. Neste mesmo evento, a fratura da Bahia de São Francisco que deu origem a Bahia do mesmo nome; área sujeita a vários abalos sísmicos de grande intensidade que já chegou a causar a própria destruição da cidade de São Francisco que ressurgiu das cinzas séculos depois graças ao trabalho árduo da própria população local, abalos estes que atingem grandes intensidades e magnitudes em termos de graus na Escala Richter.
            Esta ocorrendo uma grande ruptura ou fratura continental que está se dirigindo em direção a falha geográfica de Sant Andres que da mesma forma se dirige que se dirige em direção contrária, indo ao encontro desta fratura continental.
            Quando as duas forças se encontrarem haverá um grande terremoto que irá varrer toda a costa do Pacífico através de um gigantesco Tsunami. Terremoto este que provocará a separação da costa mais ao sul do estado da Califórnia onde fica a cidade de São Francisco que será em grande parte destruída. A cidade de Los Angels e várias outras cidades deste grande estado.
            Esta fratura vai unir o Golfo da Califórnia que fica localizado no México ao Oceano Pacífico pela parte norte deste golfo e irá transformar a Península Insular em uma gigantesca ilha da Califórnia. Uma parte pertencerá, em sua maior totalidade, ao México e uma pequena parte aos Estados Unidos pois irá ocorrer, subindo em direção ao norte, passando pela falha de Sant Andres, chegando até o Oceano Pacífico pelo norte do golfo, separando a península do continente. Tudo isso irá ocorrer daqui há algumas dezenas ou centenas de anos ou caso haja algum evento cataclísmico, por exemplo a queda de um grande meteoro ou um grande cometa nas proximidades da região e até mesmo que chegue a provocar um grande abalo sísmico na região. Se isso ocorrer daqui a algumas dezenas de dezenas ou centenas de anos através de seqüências sucessivas de vários terremotos secundários de grande intensidade e graus de magnitudes na Escala Richter.
            Desmistificando a Ciência: não foi a queda de um meteoro na Península de Yucatán no México que levou a extinção dos dinossauros na América e no Globo e sim um grande e gigantesco meteoro que caiu na costa Oeste Central dos Estados Unidos. Yucatán, no México, só provocou um estrago só no local. Impacto irrisório diante o primeiro.
            Também no México haverá uma fratura de grandes proporções e extensão na região sul deste país. Fratura continental esta, que irá ligar o Golfo do México no Mar do Caribe ou Mar das Antilhas no Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico. Tudo isto, na região sul do México, separando uma grande parte do México ao restante deste país e a Península de Yucatán que irá também fazer parte desta pequena parcela, ao se separar. Esta separação levará centenas de anos para ocorrer ou se houver um evento cataclísmico como a queda de um meteoro ou cometa. Evento este que pode reduzir o fato para dezenas ou centenas de anos bem lentamente.
            Várias outras fraturas irão ocorrer neste continente como as que vão ocorrer na: Guatemala (chegando a separar até mesmo este país ao meio); na Nicarágua, Costa Rica, e no Panamá em dois lugares. Fraturas estas que irão unir o Mar do Caribe ou Mar das Antilhas no Oceano Atlântico com o Oceano Pacífico.
            Um exemplo também, de algumas fraturas continentais de grande importância são as das Grandes Antilhas que pertencem ao continente americano. Uma fratura onde está por acontecer é a ilha que se localiza dois países: o Haiti a oeste e a República Dominicana a leste, países estes onde houve um grande terremoto onde morreram milhares de pessoas, inclusive a missionária e embaixadora da UNICEF para as causas humanitárias a Srª Zilda Arns.
            Pois bem! Os dois países estão exatamente no encontro de duas placas tectônicas ou placas litosféricas e as duas placas estão sendo friccionadas uma a outra devido o movimento natural das placas tectônicas. E mais grave ainda: a ilha está se partindo em duas além da capital do Haiti, Porto Príncipe, está na beira de um grande precipício marítimo submerso e sujeita a abalos sísmicos e a posterior afundamento de toda esta capital indo em direção a esta falha geológica. Tudo isso devido a separação da ilha que vai ocorrer em duas.

            É mais que urgente, a médio oi longo prazo, pensar num projeto de evacuação da cidade de Porto Príncipe e de outras que estão na mesma área ou próximo do local pois parte da ilha irá para Norte e a outra para o Sul. Além de uma pequena parte da Ilha Dominicana junto com uma pequena parte do Haiti que irá se dividir, surgindo entre o Norte e Sul destes países um estreito separando uma pequena parcela entre esses dois países ficando um braço de mar entre as pequenas parcelas dos dois países.

OUTROS EXEMPLOS DE FRATURAS CONTINENTAIS OU ESTREITOS
            - Fraturas ou Estreito de Bering na Rússia Siberiana separando este ao estado do Alaska pertencente ao Estados Unidos.
            - Fratura ou Estreito da Nova Zelândia na Oceania
            - Fratura ou Estreito de Madagascar separando a ilha do mesmo nome da África do continente africano
            - Fratura ou Estreito da Tasmânia separando a ilha do mesmo nome da Austrália
            - Fratura ou Estreito de Magalhães separando a ilha de nome Terra do Fogo do Sul do Chile, ilha essa que contém parte do Chile e a outra pequena parte a leste pertencente a Argentina.

FRATURAS EM DIVERSAS ILHAS E COMPLEXOS DE FRATURAS EM DIVERSAS ILHAS PELO GLOBO
            - Fratura ou Estreito das Malvinas (que no meu ver pertence a Argentina)
            - Fratura ou Estreito que está ocorrendo na Islândia próximo ao Círculo Polar Ártico fratura esta que está separando a ilha em duas partes, bem lentamente.

COMPLEXOS DE FRATURAS EM DIVERSAS ILHAS PELO GLOBO
            - Japão, Filipinas, Indonésia, Papua Nova Guiné, Singapura e todas as ilhas que se localizam ao norte do Canadá e da Rússia Siberiana e o complexo de ilhas que pertencem a Noruega dentro do Círculo Polar Ártico e o Complexo de ilhas em todo o sul do Chile; prova cabal de várias fraturas continentais de ilhas que ocorrerão devido a grandes terremotos.

            Na Europa:
- Fratura ou Estreito de Gibraltar na Espanha separando a Europa da África
- Fratura ou Estreito de Bósforo na Turquia separando o continente europeu do continente asiático sendo que uma parte da Turquia fica no continente europeu e sua maior fica no continente asiático.
- Fratura ou Estreito de Ormuz entre o Irã e os Emirados Árabes Unidos
Obs:  a grande surpresa destes fatos é que ao contrário dos que muitos livros de Geografia ensinam, na verdade, é que o Mar Vermelho é a maior fratura continental em processo de separação de duas placas tectônicas ou litosféricas em andamento. Quer dizer, ainda não houve a ruptura total desta que é a maior fratura e se concretizar. Isto vai acontecer quando as águas do Mar Vermelho se encontrarem com o Mar Mediterrâneo através da depressão mais profunda do globo terrestre que é a do Rio Jordão, onde fica o Mar Morto que separa a Cijordânia, Israel, Península do Sinai, a Faixa de Gaza e o Líbano da Síria, Jordânia e Arábia Saudita e grande parte do Egito indo até depois do Líbano onde irá separar estes países, sendo que tudo isso, no sudeste até os dois mares se unirem do outro lado a Península do Sinai que irá se separar do restante do Egito a quem pertence a Peninsula do Sinai unindo-se então os dois mares.
Ao contrário do que se pensa a Península Arábica assim como todo o Oriente Médio faz parte do norte da África assim como os países que estão não na Ásia mais sim na África, ficando então: Israel, Palestina, Cijordânia, Líbano, Faixa de Gaza e a Península do Sinai e o Monte Sinai. Portanto numa ilha, ou seja, a Ilha do Monte Sinai que irá surgir tanto quando o Mar Vermelho e  o Mar Mediterâneo se inirem por estas duas fraturas continentais que irão acontecer daqui a umas centenas de anos.
E finalmente a fratura continental do sul da Tailândia que está por acontecer daqui até o final deste século. Quero dizer que o planeta modifica sua litosfera todo o tempo e a qualquer momento. Estes fatos relatados podem ocorrer amanhã ou daqui a dezenas ou centenas de anos. “Na Natureza Nada se Cria, Tudo se Transforma”, disse o Criador.


Nenhum comentário:

Postar um comentário